Material complementar de Investigação das Informações

Exemplos de temas para projetos de Investigação das Informações

- A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS
- APLICAÇÕES DO SISTEMA ENTREPISE RESOURCE PLANNING - ERP
- COMPUTAÇÃO EM CLUSTER
- ERP NO CONTEXTO DA ECOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA TEORIA DO CAOS
- ESTUDO DE SEGURANÇA APLICADO AO PROTOCOLO SIP- TELEFONIA IP
- EXCLUSÃO DIGITAL EM COMUNIDADES
- INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PUBLICAS
- INFLUÊNCIA DA INFORMÁTICA EM PROTEÇÃO E OSCILOGRAFIA
- INFORCRÁTICA: A BUROCRATIZAÇÃO DA INFORMÁTICA
- INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
- INTERNET DATA CENTER
- MANUTENÇÃO DE SOFTWARE
- NEGÓCIOS INTERATIVOS DIGITAIS
- O PAPEL DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UM ESTUDO COMPARATIVO
- PASSADO E FUTURO DA UML
- POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO EMPRESARIAL
- REDES DE COMPUTADORES
- TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DATA WAREHOUSE
- COMÉRCIO ELETRÔNICO: POR QUE OS CONSUMIDORES AINDA TÊM MEDO DE COMPRAR PELA INTERNET?
- PRIVACIDADE NA INTERNET

Aplicações atuais na área da Domótica.
Domótica evolução e perspectivas de futuro.
Ferramentas para gestão de stocks.
Ferramentas de Workflow.
Ferramentas para gestão de recursos humanos.
Análise comparativa sobre uma categoria de ferramentas informáticas.
Ferramentas informáticas para suporte à decisão.
Problema de optimização em Gestão: definição e tentativas de resolução.
Introdução às redes de computadores.
Descrição, funcionamento e utilização de uma ferramenta CAD.
Redes de Computadores sem fios (Wireless).
Arte Digital.
Informática e Ética.
Gestão e Informática.
Sistemas Operativos.
Multimédia e realidade virtual.
Inteligência Artificial.
Impacto Social da Informática.
Vírus Informáticos.
Segurança da informação.
Origem e evolução da Internet
Descrição, funcionamento e utilização de uma ferramenta Informática.
Áreas de aplicação da Informática.
Evolução do Hardware.
O futuro da Informática.
O futuro da Gestão e ferramentas de análise informáticas.
Perspectiva histórica sobre a evolução da Informática.
O futuro dos computadores.
Robótica.
Burótica.







































Guia completo de regras ABNT para fazer um projeto de pesquisa

https://blog.even3.com.br/projeto-de-pesquisa-e-abnt-guia-para-garantir-o-sucesso-da-sua-pesquisa/

Roteiro para projeto de pesquisa

http://www.fea.usp.br/media/fck/File/Roteiro_para_projeto_pesquisa.pdf

Passo a Passo para fazer um projeto de pesquisa

http://nead.uesc.br/arquivos/Letras/tcc_2/projeto_de_pesquisa-passo_a_passo.pdf

Material de apoio para elaboração do projeto de pesquisa

http://www.riopomba.ifsudestemg.edu.br/dcc/dcc/materiais/1278706849_projeto%20de%20pesquisa.PDF


Atividade prática de Programação

1. Escreva um algoritmo que receba 2 números e exiba o resultado da sua soma.

2. Escreva um algoritmo que receba 2 números e ao final exiba o resultado da
subtração, multiplicação e divisão dos números lidos.

3. Escreva um algoritmo que receba o ano atual, ano de nascimento de uma
pessoa e mostre a sua idade.

4. O Sr. João necessita saber o consumo médio de um automóvel, e solicitou para você desenvolver um algoritmo que sendo fornecido a distancia total percorrida pelo automóvel e o total de combustível gasto, mostrar o consumo do
automóvel.

5. Escreva um algoritmo que leia o nome de um vendedor, o seu salário fixo e o
total de vendas efetuadas por ele no mês (em dinheiro). Sabendo que este
vendedor ganha 15% de comissão sobre suas vendas efetuadas, informar o seu
nome, o salário fixo e o salário no final do mês.

6. Ler uma temperatura em graus Celsius e apresenta-la em Fahrenheit. A fórmula de conversão é: F=(9*C+160)/5, sendo F Fahrenheit e C Celsius.

7. A loja ELETROMOVEIS esta vendendo os seus produtos no cartão em 5 vezes
sem juros, Faça um algoritmo que receba o valor da compra e mostre o valor
das parcelas.

Desafios do Dia do Profissional de TI


1° Faça um algoritimo no qual o usuário diga um número e em seguida apareça a tabuada do mesmo de forma decrescente .

Exemplo:
4 x 6= 24
4 x 5 = 20
4 x 4 = 16
4 x 3 = 12

2°A sequência de Fibonacci tem papel importante na explicação de fenômenos naturais. Ela é também bastante utilizada para fins estéticos, pela sua reconhecida harmonia. Exemplo disso foi sua utilização na construção do Partenon, em Atenas. A sequência dá-se inicialmente por dois números 1. A partir do terceiro elemento usa-se a expressão: elemento n = elemento n-1+ elemento n-2. Exemplo de sequência: 1, 1, 2, 3, 5, 8. Construa um algoritmo que imprima na tela os nprimeiros elementos da sequência de Fibonacci, onde né informado pelo usuário.

3° Construa um algoritmo que leia o primeiro elemento e a razão de uma progressão aritmética(PA), quantidade N de elementos que deve aparecer e em seguida o algoritmo mostrará os primeiros elementos até a quantidade informada em N e com a mesma razão faça a progressão geométrica(PG).

4° Faça um algoritimo que receba um número se ele for ímpar ele deve ler o primeiro e último elemento e em seguida mostra a progressão aritimética. Se for par a tabuada decrescente.

Exercícios práticos de Estrutura de Repetição - Análise e Programação

1. Faça um algoritmo que escreva do número 1 ao 500.
2. Faça um algoritmo que escreva do número 500 ao 1.
3. Faça um algoritmo que leia N números e mostre o quadrado dele se for ímpar e a raiz quadrada se for par.
4. Faça uma algoritmo escreva a soma dos números pares de 2 a 200.
5. Faça um algoritmo que receba dois valores, X e Y, e mostre o valor de XY.
Por exemplo, 23 = 8; 210 = 1024
6. Faça um algoritmo que receba um número e mostre a tabuada dele.
Por exemplo, número: 6.
Tabuada do 6
***************
1 x 6 =6
2 x 6 = 12
3 x 6 = 18
4 x 6 = 24
5 x 6 = 30
6 x 6 = 36
7 x 6 = 42
8 x 6 = 48
9 x 6 = 54

7. Faça um algoritmo para mostrar a tabuada de todos os números.
Dica: Utilize estruturas de repetição aninhadas.
8. Construa um algoritmo que leia o primeiro elemento e a razão de uma progressão aritmética(PA), quantidade N de elementos que deve aparecer e em seguida o algoritmo mostrará os primeiros elementos até a quantidade informada em N. Lembre que uma PA pode ser crescente ou decrescente.
9. Faça o mesmo exercícios anterior, porém agora como uma progressão geométrica(PG).
10.A sequência de Fibonacci tem papel importante na explicação de fenômenos naturais. Ela é também bastante utilizada para fins estéticos, pela sua reconhecida harmonia. Exemplo disso foi sua utilização na construção do Partenon, em Atenas. A sequência dá-se inicialmente por dois números 1. A partir do terceiro elemento usa-se a expressão: elemento n = elemento n-1+ elemento n-2. Exemplo de sequência: 1, 1, 2, 3, 5, 8. Construa um algoritmo que imprima na tela os nprimeiros elementos da sequência de Fibonacci, onde né informado pelo usuário.

I Hackathon EEEP Monsenhor Waldir - 1º Redes de Computadores


1 - As Organizações MW resolveram dar um aumento de salário aos seus colaboradores e lhe contrataram para desenvolver o programa que calculará os reajustes.
Faça um programa que recebe o salário de um colaborador e o reajuste segundo o seguinte critério, baseado no salário atual:
  • salários até R$ 280,00 (incluindo) : aumento de 20%
  • salários entre R$ 280,00 e R$ 700,00 : aumento de 15%
  • salários entre R$ 700,00 e R$ 1500,00 : aumento de 10%
  • salários de R$ 1500,00 em diante : aumento de 5% Após o aumento ser realizado, informe na tela:
  • o salário antes do reajuste;
  • o percentual de aumento aplicado;
  • o valor do aumento;
  • o novo salário, após o aumento. 
2. Faça um Programa que peça os 3 lados de um triângulo. O programa deverá informar se os valores podem ser um triângulo. Indique, caso os lados formem um triângulo, se o mesmo é: equilátero, isósceles ou escaleno.
  • Dicas:
  • Três lados formam um triângulo quando a soma de quaisquer dois lados for maior que o terceiro;
  • Triângulo Equilátero: três lados iguais;
  • Triângulo Isósceles: quaisquer dois lados iguais;
  • Triângulo Escaleno: três lados diferentes; 
3.Faça um programa que faça 5 perguntas para uma pessoa sobre um crime. As perguntas são:
  1. "Telefonou para a vítima?"
  2. "Esteve no local do crime?"
  3. "Mora perto da vítima?"
  4. "Devia para a vítima?"
  5. "Já trabalhou com a vítima?" O programa deve no final emitir uma classificação sobre a participação da pessoa no crime. Se a pessoa responder positivamente a 2 questões ela deve ser classificada como "Suspeita", entre 3 e 4 como "Cúmplice" e 5 como "Assassino". Caso contrário, ele será classificado como "Inocente". 
4. Uma fruteira está vendendo frutas com a seguinte tabela de preços:
                      Até 5 Kg           Acima de 5 Kg
Morango         R$ 2,50 por Kg          R$ 2,20 por Kg
Maçã            R$ 1,80 por Kg          R$ 1,50 por Kg

Se o cliente comprar mais de 8 Kg em frutas ou o valor total da compra ultrapassar R$ 25,00, receberá ainda um desconto de 10% sobre este total. Escreva um algoritmo para ler a quantidade (em Kg) de morangos e a quantidade (em Kg) de maças adquiridas e escreva o valor a ser pago pelo cliente.

5.  Faça um Programa para um caixa eletrônico. O programa deverá perguntar ao usuário a valor do saque e depois informar quantas notas de cada valor serão fornecidas. As notas disponíveis serão as de 1, 5, 10, 50 e 100 reais. O valor mínimo é de 10 reais e o máximo de 600 reais. O programa não deve se preocupar com a quantidade de notas existentes na máquina.
  1. Exemplo 1: Para sacar a quantia de 256 reais, o programa fornece duas notas de 100, uma nota de 50, uma nota de 5 e uma nota de 1;
  2. Exemplo 2: Para sacar a quantia de 399 reais, o programa fornece três notas de 100, uma nota de 50, quatro notas de 10, uma nota de 5 e quatro notas de 1.