Lista de Exercícios práticos de JAVA/OO - N2


1. Crie uma classe chamada Nome que receba o seu nome completo e diga quantas letras 'a'(s) existem. Para isso crie um método chamado de numerodeas()

2. Crie uma classe chamada de SituacaoAluno. Crie um método que receba o nome do aluno e três notas: N1, N2 e Qualitativa, após receber os valores deve retornar a média utilizando a regra do arrendodamento real, por exemplo: Se a média for 6.5 deve ser retornado 7, se a média for 6.4 deve ser retornado 6. O programa ainda deve dizer se o aluno foi aprovado ou não.

3. Faça um algoritmo que encontre o valor de x em um equação de segundo grau. O programa deve ler o valor de a, b e c. Então deve retornar os valores x' e x''. Crie um metodo chamado baskara.
delta = b² - 4*a*c
x' = (-b + raiz(delta))/2*a
x'' = (-b – raiz(delta))/2*a



4. Crie uma classe que leia um número qualquer e crie um método que retorne a soma de seus dígitos. Por exemplo, caso eu digite 2017, então o método deverá retornar 10, pois 2 + 0 + 1 + 7 = 10.

5. Faça uma classe que solicite ao estudante que receba os valores dos catetos e crie um método que recebendo os catetos, rentorne a hipotenusa. Crie ainda mais um método que receba o cateto 'a' e a 'hipotenusa', retorne o valor do cateto 'b', outro método que receba o valor do cateto 'b' e a 'hipotenusa', retorne o valor do cateto 'a'.


DESAFIOS

Para gerar números existe uma Classe chamada Random, logo teste o seguinte método:
public static void geraNumero() {
        int limiteInferior = 0;
        int limiteSuperior = 100;

        int alcance = limiteSuperior - limiteInferior;

        double nrRandomico = Math.random();

        JOptionPane.showMessageDialog(null, "O número Randomico foi: " + nrRandomico);
        JOptionPane.showMessageDialog(null, "O número sorteado foi: " + Math.round(limiteInferior + nrRandomico * alcance));
    }

Após testar e estudar o método aqui exposto deverá resolver os seguintes problemas:

6. Faça um algoritmo que exiba 30 números aleatórios de 1 a 100.

7. Faça um algoritmo para sortear 10 números de 1 a 15, porém não podem ser números repetidos.

8. Faça um algoritmo que leia o tempo de duração de um evento em uma fábrica expressa em segundos e mostre-o expresso em horas, minutos e segundos.

9. O custo ao consumidor de um carro novo é a soma do custo de fábrica com a percentagem do distribuidor e dos impostos (aplicados ao custo de fábrica). Supondo que a percentagem do distribuidor seja de 28% e os impostos de 45%, escrever um algoritmo que leia o custo de fábrica de um carro e escreva o custo ao consumidor.

10. Um sistema de equações lineares do tipo:
Image8.gif (7670 bytes), pode ser resolvido segundo mostrado abaixo :
  
Escreva um algoritmo que lê os coeficientes a,b,c,d,e e f e calcula e mostra os valores de x e y.  

DESAFIOS

1. Escrever um algoritmo que lê um conjunto de 4 valores i, a, b, c, onde i é um valor inteiro e positivo e a, b, c, são quaisquer valores reais e os escreva. A seguir: 
    a) Se i=1 escrever os três valores a, b, c em ordem crescente.
    b) Se i=2 escrever os três valores a, b, c em ordem decrescente.
    c) Se i=3 escrever os três valores a, b, c de forma que o maior entre a, b, c fique dentre os dois.
 
2. Escrever um algoritmo que lê o número de identificação, as 3 notas obtidas por um aluno nas 3 verificações e a média dos exercícios que fazem parte da avaliação. Calcular a média de aproveitamento, usando a fórmula:
    MA = (Nota1 + Nota2 x 2 + Nota3 x 3 + ME )/7
    A atribuição de conceitos obedece a tabela abaixo:
    Média de Aproveitamento Conceito
    9,0 A
    7,5 e < 9,0 B
    6,0 e < 7,5 C
    4,0 e < 6,0 D
    < 4,0 E
O algoritmo deve escrever o número do aluno, suas notas, a média dos exercícios, a média de aproveitamento, o conceito correspondente e a mensagem: APROVADO se o conceito for A,B ou C e REPROVADO se o conceito for D ou E.

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