1. Crie uma classe
chamada Nome que receba o seu nome completo e diga quantas letras
'a'(s) existem. Para isso crie um método chamado de numerodeas()
2. Crie uma classe
chamada de SituacaoAluno. Crie um método que receba o nome do aluno
e três notas: N1, N2 e Qualitativa, após receber os valores deve
retornar a média utilizando a regra do arrendodamento real, por
exemplo: Se a média for 6.5 deve ser retornado 7, se a média for
6.4 deve ser retornado 6. O programa ainda deve dizer se o aluno foi
aprovado ou não.
3. Faça um
algoritmo que encontre o valor de x em um equação de segundo grau.
O programa deve ler o valor de a, b e c. Então deve retornar os
valores x' e x''. Crie um metodo chamado baskara.
delta = b² - 4*a*c
x' = (-b +
raiz(delta))/2*a
x'' = (-b –
raiz(delta))/2*a
4. Crie uma classe que leia um número qualquer e crie um método que retorne a soma de seus dígitos. Por exemplo, caso eu digite 2017, então o método deverá retornar 10, pois 2 + 0 + 1 + 7 = 10.
5. Faça uma classe que solicite ao estudante que receba os valores dos catetos e crie um método que recebendo os catetos, rentorne a hipotenusa. Crie ainda mais um método que receba o cateto 'a' e a 'hipotenusa', retorne o valor do cateto 'b', outro método que receba o valor do cateto 'b' e a 'hipotenusa', retorne o valor do cateto 'a'.
DESAFIOS
Para gerar números existe uma Classe chamada Random, logo teste o seguinte método:
public static void geraNumero() {
int limiteInferior = 0;
int limiteSuperior = 100;
int alcance = limiteSuperior - limiteInferior;
double nrRandomico = Math.random();
JOptionPane.showMessageDialog(null, "O número Randomico foi: " + nrRandomico);
JOptionPane.showMessageDialog(null, "O número sorteado foi: " + Math.round(limiteInferior + nrRandomico * alcance));
}
Após testar e estudar o método aqui exposto deverá resolver os seguintes problemas:
6. Faça um algoritmo que exiba 30 números aleatórios de 1 a 100.
7. Faça um algoritmo para sortear 10 números de 1 a 15, porém não podem ser números repetidos.
8. Faça um algoritmo que leia o tempo de duração de um evento em uma fábrica expressa em segundos e mostre-o expresso em horas, minutos e segundos.
9. O custo ao consumidor de um carro novo é a soma do custo de fábrica com a percentagem do distribuidor e dos impostos (aplicados ao custo de fábrica). Supondo que a percentagem do distribuidor seja de 28% e os impostos de 45%, escrever um algoritmo que leia o custo de fábrica de um carro e escreva o custo ao consumidor.
10. Um sistema de equações lineares do tipo:
, pode ser resolvido segundo mostrado abaixo :
Escreva um algoritmo que lê os coeficientes a,b,c,d,e e f e calcula e mostra os valores de x e y.
DESAFIOS
1. Escrever um algoritmo que lê um conjunto de 4 valores i, a, b, c, onde i é um valor inteiro e positivo e a, b, c, são quaisquer valores reais e os escreva. A seguir:
- a) Se i=1 escrever os três valores a, b, c em ordem
crescente.
b) Se i=2 escrever os três valores a, b, c em ordem decrescente.
c) Se i=3 escrever os três valores a, b, c de forma que o maior entre a, b, c fique dentre os dois.
2. Escrever um algoritmo que lê o número de identificação, as 3 notas obtidas por um aluno nas 3 verificações e a média dos exercícios que fazem parte da avaliação. Calcular a média de aproveitamento, usando a fórmula:
- MA = (Nota1 + Nota2 x 2 + Nota3 x 3 + ME )/7
- A atribuição de conceitos obedece a tabela abaixo:
Média de Aproveitamento | Conceito |
9,0 | A |
7,5 e < 9,0 | B |
6,0 e < 7,5 | C |
4,0 e < 6,0 | D |
< 4,0 | E |
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